top of page

Perguntas frequentes

MARCAÇÕES - cumprimento do calendário

 

Devo seguir à risca o calendário?

Para uma melhor organização de todos, o ideal é que se dispute cada jornada na semana respetiva. No entanto, e dada a flexibilidade da Liga, sempre que seja necessário adiar alguma partida mais complicada de agendar podem fazê-lo, mas devem antecipar outra partida para assim manter um ritmo mínimo de uma partida por semana. Apesar de não ser obrigatório, este princípio deve pautar o comportamento de todas as duplas para que se realizem todas as partidas programadas.

Tenho uma partida em atraso e quero jogá-la esta semana ou dá-me mais jeito jogar a próxima jornada nesta semana, posso fazê-lo?

Podes, mas a prioridade deve ser sempre a disputa da partida da jornada respetiva nessa semana. Se consegues fazer 2 partidas, ótimo, mas se só consegues 1, só se a partida da jornada corrente se revelar impossível de marcar nesta semana, após os contactos entre duplas, é que devem apontar a outra partida. Nunca devem dar prioridade a outra partida antes de tentarem marcar a da jornada respetiva.

Não conseguimos chegar a um consenso de horários com os nossos adversários para a próxima semana, o que fazemos?

Em caso de incompatibilidade de horários para a semana respetiva, devem tentar antecipar essa partida ou, no limite, deve cada uma das duplas antecipar outra partida para essa semana, mantendo assim o ritmo de 1 partida/semana. A partir do momento em que uma partida é adiada, ela deverá passar para segundo plano. A preocupação a partir desse momento é a de jogar as jornadas seguintes nas semanas respetivas e tentar encaixar a partida em atraso assim que possível. A dupla que adia uma partida, independentemente de ser dupla A ou B dessa partida, passa a ser a responsável pelo seu reagendamento até final da Liga.

O que entendem por adiamento de uma partida?

Considera-se que uma partida é adiada se não tiver sido disputada até à data limite da semana respetiva por impossibilidade de pelo menos uma das duplas, desde que esta partida não tenha sido previamente agendada, o que a verificar-se se considera como uma desmarcação (ver ‘Marcações’).

Qual a responsabilidade de cada dupla se a partida for adiada?

O agendamento de cada partida é da responsabilidade da dupla A, devendo esta efetuar o primeiro contacto à dupla B para marcação da partida até à 3.ª feira anterior à data de início dessa jornada. Da mesma forma, a dupla B tem 2 dias para responder ao contacto inicial da dupla A aceitando ou sugerindo novas datas. Se não forem cumpridos estes prazos e posteriormente não for possível disputar a partida até final da Liga, desde que não seja posteriormente por responsabilidade óbvia dos adversários, o ónus da não realização da partida recai integralmente sobre a dupla incumpridora dos prazos, podendo incorrer em penalização pontual (ver ‘Penalizações’).

Em que casos é legítimo adiar uma partida?

O adiamento de uma partida só deve ser considerado em casos excecionais, como lesões, férias, compromissos profissionais ou condições atmosféricas adversas confirmadas pelo clube anfitrião. Nos restantes casos, devem evitar-se adiamentos pelo transtorno que isso causa aos adversários e pelo elevado risco de essa partida poder não se disputar até final da Liga, podendo mesmo levar à aplicação de penalizações (ver ‘Penalizações’).

Não tive alternativa e tive de adiar uma partida. E agora?

A partir do momento em que uma partida é adiada, ela deverá passar para segundo plano. A preocupação a partir desse momento é a de jogar as jornadas seguintes nas semanas respetivas e tentar encaixar a partida em atraso assim que possível. A dupla que adia uma partida, independentemente de ser dupla A ou B dessa partida, passa a ser a responsável pelo seu reagendamento até final da Liga.

Após uma partida ser adiada, até quando a posso jogar?

As partidas adiadas têm obrigatoriamente de ser realizadas até à data de fim da Liga ou, no modelo de 2 fases, até à data de fim da 1.ª fase, caso contrário, a dupla responsável pela não realização da partida, ou até ambas, podem ser penalizadas (ver ‘Penalizações’).

Vão dar mais alguns dias depois do fim do prazo para completar os jogos em falta?

Depende da avaliação que se faça da execução das partidas na semana 5 de competição. Poderão ser dados dias extra após o último dia da Semana 7 de competição ou o último dia da 2.ª fase no modelo de 2 fases. Estes dias extra são anunciados pela organização no início da Semana 6 de competição ou no lançamento da das meias-finais da 2.ª fase. Importa realçar que caso uma dupla não tenha disponibilidade para disputar um jogo nestes dias extra por compromissos assumidos antes do arranque da competição ou por lesão, estes dias adicionais é como se não existissem para a decisão de resolução da partida, se a mesma ficar por disputar. Estes prazos não são passíveis de alargamento, exceto nas circunstâncias excecionais indicadas no regulamento, situações em que se poderá optar por suspender a data de fim da Liga, mas com as condicionantes referidas atrás para os dias extra, no momento de reatamento da competição.

<<Voltar

__________________________

 

ESTADO DAS LIGAS

INSCRIÇÕES:

| Liga PadelBox 34 Inverno'25 fev-mar |

contactem-nos para integrarem a bolsa de suplentes

LIGAS EM CURSO:

| - |

PRÓXIMAS LIGAS:

| Liga PadelBox 34 Inverno'25 jan-mar - inscrições abrem em dezembro (subscreve a newsletter abaixo para ficres a par) |

__________________________

bottom of page