Perguntas frequentes
LESÕES E SUBSTITUIÇÕES - implicações e procedimentos de substituições
O meu parceiro lesionou-se. Posso escolher qualquer jogador para substituto?
Toda e qualquer substituição deve sempre ter como princípio integrar um novo jogador de nível semelhante ao do jogador substituído, carecendo esta de aprovação da organização. Caso seja evidente a disparidade de nível, a organização poderá rejeitar a mesma. Para além disso, o novo jogador não pode ser recrutado se já estiver a disputar a mesma categoria da Liga em questão, mesmo que numa divisão diferente. Um jogador da mesma Liga mas de uma categoria diferente é elegível, desde que tenha um nível semelhante ao substituído. No modelo de 2 fases, não são, no entanto, permitidas substituições a partir das meias-finais da 2.ª fase.
Em caso de substituição como ficam os pontos conquistados pela dupla?
Cada jogador só contabiliza os pontos que conquistou, razão pela qual a classificação é individual e não por dupla. Em caso de entrada de um substituto, este começa com 0 pontos e só terá os pontos que conquistar daí em diante. O jogador que se mantém continua a adicionar pontos aos que já tinha anteriormente.
E se ficarem partidas por disputar, a quem são atribuídas essas partidas?
Nestes casos, os resultados dessas partidas devem ser atribuídos, no final da competição, à dupla que mais partidas tenha disputado ao longo da competição. Caso exista uma igualdade no número de partidas disputadas por cada dupla, os resultados são atribuídos à dupla que estivesse ativa à data da decisão dessas partidas.
Estou a lutar pela promoção, mas preciso de fazer uma substituição. Isto pode alterar as contas da promoção?
Sim. Cada dupla que efetue uma substituição, e sempre que os novos pontos conquistados após a substituição alterem a classificação do jogador que se manteve, perde o direito ao estatuto alcançado pela classificação, ou seja podem ficar excluídos da luta pelo título ou não assegurar a manutenção ou promoção na edição seguinte da Liga, tendo de se sujeitar ao ranking (ver ‘Subidas e descidas’).
Preciso fazer uma substituição. Como faço?
A dupla que deseje efetuar a substituição de um jogador deve fazê-lo na app PadelBox, cabendo depois à organização a sua aprovação ou não. A comunicação destas substituições deve ser efetuada até 2 dias úteis antes da primeira partida do novo jogador, sendo que a organização necessita de 1 dia útil para a aprovar. Caso este prazo não seja cumprido, a partida só pode ser realizada se houver concordância da dupla adversária dessa partida. Considera-se efetiva a substituição a partir do momento em que o substituto realize uma partida, aplicando-se o mesmo critério à efetivação da dupla original, podendo o jogador substituído ser eliminado da competição se não tiver disputado qualquer partida.
Se for substituído agora já não posso voltar a jogar?
Podes, mas só após terem decorrido 2 semanas desde a primeira partida do substituto ou caso ele não tenha efetuado qualquer partida.
Estou em maré de azar e preciso de pedir outra vez uma substituição. Posso fazê-la?
Cada dupla só pode integrar um jogador substituto ao longo de toda a competição, sendo, no entanto, permitido o regresso do jogador lesionado quando recuperado. Se o substituto não chegou a jogar, podes pedir a anulação da substituição, dado que se considera efetiva a substituição apenas a partir do momento em que o substituto, após aprovação da organização, realize uma partida. Se ele chegou a jogar, apenas podes fazer regressar o teu parceiro original 2 semanas depois da aprovação da substituição.
__________________________
ESTADO DAS LIGAS
INSCRIÇÕES:
| Liga PadelBox 34 Inverno'25 fev-mar |
contactem-nos para integrarem a bolsa de suplentes
LIGAS EM CURSO:
| - |
PRÓXIMAS LIGAS:
| Liga PadelBox 34 Inverno'25 jan-mar - inscrições abrem em dezembro (subscreve a newsletter abaixo para ficres a par) |
__________________________